sábado, 18 de abril de 2009

Harry Potter e o Cálice de Fogo - Sinopse


Assombrado por pesadelos que fazem sua cicatriz doer mais que o normal, Harry está feliz por escapar dos maus sonhos assistindo à Copa Mundial de Quadribol com seus amigos Rony e Hermione.

Mas algo sinistro aparece no céu no campo de Quadribol - a Marca Negra, o símbolo do malvado Lorde Voldemort. São seus seguidores, os Comensais da Morte, que não tinham ousado aparecer em público desde que Voldemort fora visto há 13 anos - na noite em que matou os pais de Harry.

Harry quer voltar à segurança da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, onde o Professor Dumbledore pode protegê-lo. Mas as coisas serão um pouco diferentes este ano.

Dumbledore anuncia que Hogwarts vai ser a sede do Torneio Tribruxo, um dos mais perigosos e sensacionais da comunidade dos bruxos. Será escolhido um campeão de cada uma das três maiores e mais prestigiosas escolas de bruxaria para competir numa série de tarefas que põem a vida em risco, com o objetivo de ganhar a cobiçada Taça Tribruxo.

Os alunos de Hogwarts observam, encantados, as elegantes meninas da Academia de Magia Beauxbatons e os jovens sombrios do Instituto Durmstrang, que enchem o Salão Principal, prendendo a respiração ao esperar a seleção dos campeões.

O chefe do Departamento de Cooperação Mágica Internacional Bartô Crouch e o Professor Dumbledore presidem a cerimônia à luz de velas, acompanhada com ansiedade, enquanto o Cálice de Fogo encantado seleciona um aluno de cada escola para competir. Entre chamas e clarões, são indicados o astro do Quadribol de Durmstrang, Victor Krum,seguido da beleza de Beauxbatons, Fleur Delacour e do representante de Hogwarts, o popular menino de ouro Cedrico Diggory. Mas então, inexplicavelmente, o cálice cospe mais um nome: Harry Potter.

Com apenas 14 anos, Harry tem três anos menos do que o necessário para a árdua competição. Ele insiste em dizer que não colocou seu nome no Cálice, que não quer competir. A decisão do Cálice, porém, é soberana.

Suspeita e inveja sobram na coluna de fofocas da jornalista Rita Skeeter ao falar de Harry Potter. Até mesmo Rony começa a acreditar que seu amigo "louco pela fama" fez um truque para ser selecionado pelo Cálice.

Suspeitando que quem pôs o nome de Harry no Torneio quer colocar o garoto em perigo, Dumbledore pede a Olho-Tonto Moody,o excêntrico novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, para manter no bruxinho seu olho mágico, treinado e de muita percepção.

Harry se prepara para as tarefas do torneio - libertar um dragão que lança fogo, mergulhar num lago profundo e navegar num labirinto que tem vida própria. Mas nada pior que o mais terrível dos desafios - encontrar um par para o Baile de Inverno.

Para Harry, lidar com dragões, seres do mar e Grindylows é muito fácil, comparado a se aproximar da adorável Cho Chang .E se Rony não fosse tão distraído, talvez houvesse uma mudança em seus sentimentos por Hermione.
As coisas tomam um rumo infeliz quando há um assassinato em Hogwarts. Amedrontado e ainda assustado com os sonhos com Voldemort, Harry pede ajuda a Dumbledore. Mas mesmo ele admite que não há respostas fáceis.

Enquanto Harry e os outros campeões lutam na última tarefa com os tentáculos do perigoso labirinto, alguém ou alguma coisa continua vigiando. Ele vê a vitória, porém na medida em que eles se aproximam da taça, nem tudo é o que parece - e Harry logo se acha prestes a ter um encontro com o verdadeiro Mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário